Ads 468x60px

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Resumos - Mesa Literatura e Cuidado de si

Prof. Jimmy Sudário Cabral (UFJF)
Romantismo e representação da morte em Liev Tolstói
Para George Lukács, Tolstoi deve ser considerado «último herdeiro do romantismo europeu», e sua literatura representa uma consciência romântica que visou superar o caráter artificial da arquitetura da civilização moderna através da reconciliação do homem com suas formas naturais de vida. A comunicação abordará as representações da morte em dois escritos de Tolstoi: O pequeno conto Três Mortes e seu romance A morte de Ivan Ilitch, obras que revelam aspectos fundamentais do romantismo tolstoiano, traduzindo seu exercício intelectual e sua postura existencial diante da morte.
Nelson Marques (UERJ)
Exílio e morte em As Troianas de Eurípedes

Na cidade de Troia, derrotada pelos gregos depois de dez longos anos de guerras, troianos foram dizimados e troianas serão distribuídas como troféus pelos vitoriosos homens gregos. Ainda em solo pátrio, essas mulheres já se encontram exiladas, pois não têm mais direitos sobre suas próprias vidas. Seus gritos e lamentos desesperados demonstram o quanto elas já estão separadas das suas raízes e de uma pátria que - consumida pelas chamas - não pode mais trazer a segurança dos laços familiares, culturais e afetivos de outrora. Morte e vida parecem não mais ter fronteiras e Hécuba, Cassandra, Andrômaca, Polixena e tantas mais - antes humanas – tornam-se despojos de guerra, seres inexistentes que reverberam, em tantas vozes que ao longo de nossa história – dramática ou não – ainda tentam de algum modo gritar por justiça.

Nelson Menezes Neto (UFRJ) 
A morte de Sócrates e a "mais verdadeira tragédia"

Em sua arte de compor o drama filosófico, qual a relação de Platão com a tragédia? Como sugere Diógenes Laércio, teria Platão abandonado a arte de escrever tragédias para fazer filosofia? O que Platão compõe tem algum caráter trágico? Este trabalho tem por objetivo desenvolver essas questões, relacionando-as ao tema da morte de Sócrates, de significante relevo nos escritos platônicos. Tendo como ponto de partida a noção de “tragédia mais verdadeira” (τραγῳδίαν τὴν ἀληθεστάτην), apresentada no Livro VII das Leis, buscaremos mostrar de que modo essa noção se aplica à morte de Sócrates enquanto composição dramática, o que permitirá uma compreensão de Platão como um filósofo-poeta trágico.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Blogger Templates